Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sábado, 21 de janeiro de 2017

Executivo veta projeto que garante acessibilidade nos cemitérios de Maceió

Município alega incompetência do Legislativo para propor matérias sobre funcionamento da administração pública


O Poder Executivo resolveu vetar totalmente o projeto de lei de autoria da vereadora Fátima Santiago, que dispõe sobre a garantia de acessibilidade nos cemitérios públicos e privados de Maceió. O motivo seria a incompetência do Legislativo para propor matérias que disponham sobre o funcionamento da administração pública municipal. 

De acordo com a publicação, a Procuradoria Geral do Município (PGM) emitiu um parecer opinando pelo veto, argumentando que é "flagrante o vício de iniciativa". "Sem embargo dos louváveis propósitos que motivaram a iniciativa, verifica-se que o projeto em análise encontra-se eivado de vício de inconstitucionalidade, na medida em que pretende regulamentar matéria de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo", segue trecho da publicação. 

A Procuradoria observou a incompetência do Legislativo para iniciar matérias que disponham sobre o funcionamento da administração pública municipal. Desta forma, compete privativamente ao prefeito dispor sobre a organização e funcionamento da administração.

"Em face dos vícios que maculam o projeto na sua essência, os demais dispositivos, em virtude do seu caráter acessório, também são inconstitucionais, por via de arrastamento. Com efeito, o Supremo Tribunal Federal firmou a tese de que a declaração de inconstitucionalidade de uma norma afeta o sistema normativo dela dependente, bem como se estende às normas subsequentes, ocasionando o denominado vício de inconstitucionalidade por arrastamento", continua o trecho da decisão. 

Apesar do veto, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), reconheceu o "flagrante esforço cívico que transpareceu das atividades legislativas dessa respeitável Casa de Mário Guimarães". 

Fonte: Gazeta Web

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros