Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Como funciona um cemitério parque?

A hora da partida é um momento doloroso para as pessoas que ficam — os parentes e amigos. Essa dor, entretanto, pode ser abrandada com uma série de escolhas bem planejadas e que impactam diretamente no conforto da família. Você pode até não ter pensado ainda sobre isso, mas a escolha do cemitério pode fazer toda a diferença.


Pensando nisso, e na necessidade de integração com o cenário urbano, que surgiu o cemitério parque, uma opção que anda cada vez mais popular nas cidades. Que tal saber mais sobre tal ideia? Veja a seguir como funciona esse tipo de cemitério e quais são as vantagens de optar por essa solução!

O que é e como funciona um cemitério parque?
Você provavelmente tem uma ideia bem definida sobre como um cemitério se parece: os túmulos, de concreto ou de mármore, se acumulam no lugar e também existem as pequenas construções que abrigam outros túmulos, chamadas de mausoléus.

Embora essa tenha sido a aparência dos cemitérios durante um bom tempo, os cemitérios parque são diferentes: contam com um belo gramado, com paisagismo e são livres dessas construções tumulares que criam um aspecto mais pesado ao ambiente.

Os jazigos são identificados por uma pequena lápide, abaixo da qual a pessoa é enterrada. O resultado é que o local possui uma visão muito mais aberta e, por vezes, mais reconfortante devido ao verde do gramado e à paisagem em geral.

Por que escolher um cemitério parque?
A morte, por si só, é um momento difícil para quem tem que lidar com a ausência da pessoa querida. Estar em um ambiente extremamente fúnebre, fechado e que parece mal cuidado pode piorar ainda mais as coisas e por isso a escolha um cemitério parque faz sentido. Além disso, existem vantagens como:

Mais proteção
Devido à forma como o jazigo é modelado e construído, um cemitério parque oferece mais proteção por normalmente ser impermeável. Embora ocorra um processo natural no corpo que é enterrado, em um cemitério parque ele não é potencializado graças à chuva ou então a animais que possam estar na terra.

Isso é importante porque muita gente tem verdadeira e justificada aflição em pensar em ser enterrada em um local com pouca proteção, que é o caso de um túmulo.

Pode-se realizar o velório adequadamente
Outra vantagem é que o cemitério parque também permite que a realização do velório seja feita adequadamente sem que seja preciso transportar o corpo por locais muito distantes, por exemplo.

Além disso, o processo de velar um corpo em um cemitério parque normalmente é mais estruturado do que em uma capela avulsa, além de exigir menos trabalho no transporte na hora do enterro.

Não exige manutenção
Quando uma pessoa é enterrada em um cemitério comum, o que acontece é que o túmulo precisa ser limpo com frequência, porque do contrário ele ganha uma aparência abandonada. Dependendo da situação, inclusive, pode acontecer de o túmulo precisar ter partes substituídas.

Com um jazigo em um cemitério parque, por outro lado, isso não acontece. Uma vez que a pessoa amada esteja no jazigo, a família não precisa se preocupar em fazer a manutenção do túmulo.

Mais conforto para a família
A escolha de um cemitério parque também traz mais conforto para a família por dois motivos. O primeiro é que na hora do velório a família se preocupa menos com o transporte e com a estrutura em geral.

O segundo motivo é que as visitas ao jazigo são menos dolorosas por se tratar de um ambiente menos fúnebre. A existência do parque diminui a carga emocional de fazer visitas e a falta de exigência de manutenção, portanto, colaboram para o conforto.

Em muitos aspectos, escolher um cemitério parque é melhor, tanto para quem parte, quanto para a família que saúda o falecido. Além de trazer mais conforto e um aspecto menos fúnebre ao enterro e às visitas posteriores, essa é uma alternativa que traz mais segurança e que não exige manutenções — e incômodos — posteriores.

Fonte: Cemitério Belo Vale

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros