Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Você sabe a diferença dos cemitérios tradicionais para os cemitérios parques?

Cemitérios parques possuem ambientes mais harmônicos e suavizam o momento difícil da partida


A hora da partida é um momento doloroso para os que ficam, sejam conhecidos, amigos ou parentes. Porém, essa dor pode ser abrandada com escolhas bem planejadas e que impactam diretamente no conforta da família. E a escolha do cemitério pode fazer toda a diferença. Os cemitérios parques, além de proporcionarem conforto, oferecem um ambiente calmo e harmônico, com integração com a natureza e com maior privacidade para as famílias.

Em Joinville, há 35 anos, o Jardim das Flores Cemitério Parque atua preservando histórias e momentos. Sendo o único cemitério parque da região Norte de Santa Catarina, o local reserva uma série de mitos criados ao longo do tempo. Um deles, disseminado por um radialista da época, é de, no local, as pessoas eram enterradas de pé. Segundo a direção do cemitério, isso foi dito e tomado como verdade, pois as lápides são pequenas e de bronze. Mas isso é apenas mito, todos são sepultados normalmente, como em outros cemitérios.

Origem dos cemitérios parques

Os cemitérios parques surgiram na Europa, nos anos 1950. Na década de 1960, se instalou no Brasil, em São Paulo e depois em Curitiba. No início, a ideia não foi bem aceita por conta de certas tradições que eram preservadas.

Mas, com o passar do tempo e o avanço da cultura, uma nova forma de pensamento foi criada e ganhou forma até os anos 1990, no Brasil. Tudo se deu, também, pela falta de espaço nos cemitérios municipais, que deixavam a desejar tanto na estrutura como na tecnologia.

Em Joinville, a ideia demorou a se consolidar, por conta da tradição local. Mas, em 1981, com a vinda do Jardim das Flores Cemitério Parque, as pessoas notaram que seria uma nova alternativa, com mais espaço, ambiente mais pacífico, com integração com a natureza e que em nada altera o modo de sepultamento, apenas na questão estética.

Por que escolher um cemitério parque?

A morte, por si só, é um momento difícil para quem tem que lidar com a ausência da pessoa amada. Um ambiente fúnebre, fechado e, aparentemente, mal cuidado, pode piorar ainda mais as coisas. Por isso, a escolha de um cemitério parque pode fazer todo sentido e diferença.

Os cemitérios tradicionais, além de possuírem um ambiente pesado, exigem uma certa manutenção na hora da limpeza, os vasos podem concentrar água, o que possibilita o acúmulo de dengue e há falta de segurança. Os cemitérios parques, por sua vez, além de contar com ambiente agradável, possui belos gramados e não exige manutenção, pois ela é feita pelos funcionários do local.

O cemitério parque de Joinville conta com uma área total de 124.000m², com um ambiente repleto de áreas verdes. Por ser um local aberto ao público, as pessoas também utilizam para fazer caminhadas e books fotográficos. Para as famílias que se despedem do ente querido, o local oferece capela climatizada para o velório, copa e cozinha. Além de estacionamento interno e segurança 24 horas.

O cemitério se localiza na Av. Santos Dumont, 7777, próximo ao Aeroporto da cidade. Para entrar em contato e saber o funcionamento do Jardim das Flores Cemitério Parque, basta ligar no número (47) 3467-0278 ou (47) 3433-5040. Também dá para entrar em contato pelo e-mail: contato@jardimdasflores.com. É feito plantão 24 horas. 

Fonte: Agora Joinville

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros