Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Com estranha tradição, cidade chilena recebe ano novo no cemitério

Os habitantes da cidade de Talca, no Chile, fazem na noite deste dia 31 de dezembro uma das tradições mais estranhas que existem no mundo para despedir do ano que está terminando e receber o novo: no Cemitério, ao lado dos parentes já falecidos.


Quando chega meia-noite, cerca de 5 mil moradores da cidade, segundo as autoridades do Cemitério Municipal, iluminam os túmulos com velas, enfeitam o local com flores, abrem os espumantes, dançam e brindam em memória de seus mortos.

A curiosa celebração acontece desde o fim da década de 1980, quando o costume nasceu na cidade, localizada a 260 quilômetros de Santiago e capital da região do Maule.

A tradição de aguardar a chegada do ano novo em cemitério começou em outras cidades chilenas como Iquique e Valparaíso, porém, em nenhuma houve a massificação como em Talca, onde acontece há quase 30 anos, quando morreu Julio Opazo Silva, um antigo funcionário do cemitério.

Seus familiares quiseram estar ao lado de seu túmulo no ano novo e se entraram no cemitério escalando os muros levando flores, velas, garrafas de licor e um rádio portátil para celebrar no túmulo de Julio.

Alguns anos mais tarde, passaram a entrar pela porta principal, autorizados pela administração e pouco a pouco se foram somando outras famílias que lotaram o local, colocando músicas dançantes e brindando.

Com isso, a prefeitura optou por abrir as portas do cemitério, e, desde 1998, a celebração é aberta ao público e tem início às 23h do dia 31 de dezembro.

"Começamos com uma pequena liturgia na frente do cemitério, com o prefeito e outras autoridades do município. O local fica aberto até às 2h", disse ao jornal local "El Centro", Joaquín Morales, chefe do Departamento Operacional do cemitério.

Talca, cidade onde no dia 12 de fevereiro de 1818 o general Bernardo O'Higgins assinou a declaração oficial da independência do Chile, é superlativamente valorizado por seus habitantes, que desde tempos antigos quando criaram a frase "Talca, Paris e Londres", para destacar a importância da cidade.

Fonte: Portal Terra

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros