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quinta-feira, 9 de março de 2017

Exercícios podem aliviar a dor da perda

Dor no peito, falta de ar, palpitações e sensações de náusea: a tristeza pela perda de um ente querido pode se manifestar através do seu corpo. As dores do luto são sensações reais e podem ser passageiras ou persistentes. Mas, as pessoas não costumam falar sobre as suas dores porque pensam ser imaginárias. A maioria das pessoas sofre em silêncio temendo estar adoecendo de tristeza. E isso pode ser verdade.


Em um momento tão difícil como o luto é normal que a pessoa que perdeu um ente querido se sinta desmotivada a cuidar da própria saúde e bem-estar. No auge da dor, por vezes, nosso corpo deixa de ser tratado como prioridade. Mas, é consenso entre os profissionais da saúde que a prática de atividades físicas ajuda no tratamento de diversas doenças, além disso também pode nos ajudar a viver o luto com mais saúde e com as emoções mais equilibradas.

A prática de esportes pode ser uma grande aliada durante o processo de luto. Durante o exercício físico o organismo libera neurotransmissores como a endorfina e a serotonina, que dão a sensação de prazer e bem-estar. Exercitar-se regularmente (3 a 5 vezes por semana, de 45 a 60 minutos), reduz os sintomas de depressão após 4 semanas.

Comece aos poucos, aqui vão algumas dicas:

#1 Faça algo que te dê prazer: a rotina de exercícios tem que ser leve, por isso, escolha uma atividade que você goste de fazer: pode ser em uma academia ou ao ar livre. Caminhar, nadar, pedalar... faça aquilo que te dá prazer;


#2 Se quiser chorar, chore: não se preocupe com o que os outros vão pensar e muito menos pare o seu exercício por causa disso. Faz parte, relaxe, aceite e continue se mexendo;


#3 Convide um amigo: estar acompanhado de alguém que você gosta é um ótimo estímulo para sair de casa e começar a praticar exercícios. Mas, se você preferir ficar sozinho, ok;


#4 Procure um médico: antes de iniciar qualquer atividade física é importante consultar um médico para saber se você está apto para praticar o esporte escolhido. Faça um bom check-up.

Em um post recente (Banho de Floresta) falamos sobre a importância do contato com a natureza e dos benefícios de realizar uma terapia ao ar livre. Você também pode optar por atividades de relaxamento como yoga, exercícios de respiração e meditação.

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Fonte: Parque da Colina de Águas Mornas

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