Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Escola Adolpho Bartsch inaugura sistema de captação de água da chuva

A implantação do sistema começou em 2011, quando a instituição foi contemplada no Prêmio Embraco de Ecologia

Ao adotar um discurso sustentável, a Escola Municipal Adolpho Bartsch, de Pirabeiraba, adota também práticas conscientes para servir como exemplo aos mais de 280 alunos da unidade. Na concretização de mais uma dessas ações, a escola inaugurou, na manhã desta quinta, o sistema de captação da água da chuva que contribuirá para a economia no uso deste recurso natural.

A implantação do sistema começou em 2011, quando a instituição foi contemplada no Prêmio Embraco de Ecologia, com o projeto “Gestão de Recursos Hídricos e de Energia, Vislumbrando um Novo Amanhã”. Desde então, a importância da água tornou-se tema recorrente na rotina escolar dos estudantes do 1º ao 5º ano. Ao longo do ano letivo, eles realizam pesquisas, trabalhos artísticos, participam de aulas expositivas e refletem sobre a utilização consciente dos recursos hídricos.

O cronograma diversificado e intensivo de atividades pedagógicas proporciona diferentes formas de aprendizado. 

Os alunos Bruno Anfré Herzmann e Estela Bloemer resumem os ensinamentos ao citar a característica mais valiosa da água. “Precisamos preservar a água, porque sem ela não podemos viver. Por isso o sistema de captação da água da chuva é tão importante”, destacou Estela.

Ainda em 2011, a utilização da água da chuva foi iniciada com a implantação de um reservatório e a adaptação da calha. Contudo, o tratamento com cloro precisava ser feito manualmente e a água saia das torneiras com pouca pressão, o que inviabilizava a utilização do sistema em algumas atividades.

Em uma parceria com o Perini Business Park, a estrutura foi automatizada e tornou-se mais funcional. Foram instaladas duas bombas, bombonas, canos e um sistema elétrico que permite que a água seja clorada uniformemente e saia em quantidade nas torneiras pressurizadas.

Segundo o diretor da escola, Fábio de Almeida Dias, o aprimoramento do sistema possibilitará uma redução de até 20% no consumo de água. “A água da chuva poderá ser utilizada em toda a limpeza da escola, na limpeza de utensílios dos alunos e para regar as plantas. Economizaremos uma quantidade significativa e ficamos muito agradecidos ao poder contribuir um pouco mais para a utilização consciente deste recurso hídrico”, conta o diretor.

Fonte: Notícias do Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros