Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Incêndio na Chapada dos Guimarães pode ter sido criminoso

O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, há sete dias, pode ter sido criminoso.


Foi o que constataram técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), durante ações de combate ao fogo nesta terça-feira (8).

O coordenador de Emergências Ambientais do instituto, Christian Berlinck, afirma que ainda não há suspeitos.

Sonora: “Há indícios de criminoso, sim, pelo local e hora que aconteceu. Alguém que passou lá com fósforo ou isqueiro. Ainda não tem suspeito porque a gente não conseguiu fazer a perícia. Toda a nossa equipe está nas ações de coordenação de combate. Então nós não conseguimos fazer nenhuma perícia no local.”

Christian Berlinck informou que as equipes estão fazendo medições por imagens de satélite, por causa da dificuldade em visualizar as áreas afetadas.

Sonora: “A situação está bem complicada porque a umidade do ar está baixa, os ventos estão muito fortes, isso tem propiciado a propagação mais rápida do fogo. Não está simples de trabalhar. Dificilmente a gente consegue dar um prognóstico de quando ele vai ser controlado.”

Até agora, dois focos de incêndio foram extintos, um próximo à cachoeira Véu de Noiva, que está fechada para visitas, e outro na parte baixa do parque, dentro da unidade de conservação.

O combate às chamas é feito por cerca de 130 homens do ICMBio, do Ibama e do Corpo de Bombeiros. Dois helicópteros e um avião tanque ajudam no lançamento de água.


Fonte: EcoDebate

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros