Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Cemitério Municipal comemora 162 anos com visitas guiadas especiais

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula comemora 162 anos de fundação e, para celebrar a data, haverá atividades especiais, como visitas noturnas ao local. Para a diretora do Serviço Funerário, Patrícia Carneiro, o Cemitério Municipal é o equipamento público mais antigo da cidade de Curitiba e conhecer sua história e beleza é uma forma de desmistificar o tema, além de resgatar parte do passado.


A programação para os dias 2 e 3 de dezembro está sendo organizada pela pesquisadora Clarissa Grassi, presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. “Quando a noite chegar ao Cemitério Municipal, o convite será para uma visita inusitada, conhecer as belezas e as histórias do campo santo mais antigo da cidade sob a luz de lanternas”, convida.

As visitas noturnas serão realizadas na sexta e no sábado, partir das 19 horas. Os participantes, munidos de lanternas, poderão conhecer e desvendar símbolos e obras de arte construídos ao longo dos anos.

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula, fundado em 1854, é o mais antigo dos quatro cemitérios municipais que Curitiba. Possui aproximadamente 5.745 túmulos e 75.042 sepultados. Desde 2011, é oferecido o serviço de visitas guiadas. Personalidades como Barão do Serro Azul, Guido Viaro, Emiliano Pernetta e Helena Kolody foram sepultadas no local. Há curiosidades ligadas a nomes como Maria Bueno, que recebe um grande número de visitantes regularmente e tem sua história cercada de lendas e mitos.

São várias as obras presentes no Cemitério Municipal, como as executadas por João Turin, para o túmulo de André de Barros, com elementos paranistas; e esculturas como a de Pierino Riva, forjada em bronze na Itália pelo escultor Alberto Bazzoni. “Esses são apenas alguns poucos exemplos que reiteram a importância de se preservar um verdadeiro patrimônio”, conta Clarissa.

Os interessados em participar das atividades, deverão realizar sua inscrição via e-mail no endereço visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, encaminhando nome completo, idade e número do RG.

Visita guiada noturna comemorativa aos 162 do Cemitério Municipal
Datas: 2 e 3 de dezembro
Horários:

• Sexta, às 19h
• Sábado, às 9h e 19h

Fonte: Jornal Bem Paraná

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros