Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Moradas eternas, cemitérios também são fontes de cultura

Sepulturas possuem rica simbologia artística e revelam importantes fatos históricos


Primeiro a realizar enterros de famílias tradicionais baianas a céu aberto, em 1840, o Campo Santo carrega em campas e mausoléus dos séculos XIX e XX peças repletas de simbologia. Naquela época, era comum registrar em sepulturas o significado da perda de um ente querido, de maneira a revelar algo sobre o falecido, como o papel que ele exercia no clã familiar ou sua crença religiosa.

O costume repetido ao longo dos séculos, com esculturas confeccionadas nos estilos renascentista, barroco, gótico, moderno e contemporâneo, transformou o cemitério em um museu a céu aberto e motivou a Santa Casa da Bahia a criar, em 2007, o Circuito Cultural do Campo Santo. Mais de 200 obras catalogadas, localizadas em sete quadras em volta da Capela, formam o projeto.

“Antes eu tinha medo de estar em cemitérios, e rompi barreiras preconceituosas vindo aqui hoje. Foi uma tarde de muitos aprendizados, uma experiência bastante enriquecedora”, afirmou a estudante de Serviço Social Paloma de Sousa durante visita no mês de novembro.

O grande destaque do acervo é a Estátua da Fé, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1936. Ela foi esculpida em um único bloco de mármore de Carrara, em 1865, pelo alemão Johann Van Halbigg. Também integram o Circuito Cultural túmulos de importantes personalidades baianas, como Castro Alves, Otávio Mangabeira, Simões Filho e Lauro de Freitas.

Aberto ao público, o Circuito cultural é muito procurado por fotógrafos, pesquisadores e grupos estudantis, e está disponível a todos que apreciam arte e gostam de curiosidades. Totens informativos espalhados por todo o local contam com dados sobre as principais obras e simbologias.

A visita guiada de grupos, agendada por meio do Museu da Misericórdia, torna o passeio mais dinâmico e permite o esclarecimento de dúvidas, além do acesso a informações adicionais. O ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Agendamento e mais informações: 71 2203-9830/9832.

Fonte: Correio 24 horas

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros