Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 16 de maio de 2017

PMJP intensifica ações de zeladoria e realiza programação nos cemitérios da capital

O Dia das Mães está chegando e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), preparou uma programação especial com missas e ações nos principais cemitérios da capital.


O trabalho, que é feito anualmente sob a coordenação da Divisão de Cemitérios da Sedurb, conta com tendas de apoio à população oferecendo testes de glicemia, aferição de pressão e higienização das mãos. A expectativa é que cerca de 50 mil visitantes passem pelos seis cemitérios municipais de João Pessoa e, além dos serviços de saúde, a programação inclui também a celebração de missas.

“Sempre nos preocupamos com o bem estar das pessoas que visitam os cemitérios nesta época do ano, por ser uma data delicada para quem já não tem o privilégio de conviver mais com sua mãe”, diz Williams Fontes, chefe da Divisão de Cemitérios da Sedurb.

Os cemitérios vão funcionar das 7h às 18h. A programação religiosa é coordenada pelas paróquias de cada bairro. No cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, a celebração está prevista para começar às 9:00hs no próximo domingo (14). Já no cemitério Senhor da Boa Sentença, localizado no bairro do Varadouro, a missa acontece às 10:00hs.

Limpeza – Desde o início da semana a Sedurb, em parceria com a Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), está atuando nos cemitérios públicos da cidade, realizando o trabalho de manutenção e zeladoria. Essa operação conjunta acontece anualmente e sempre se intensifica em datas como Dia das Mães, dos Pais e Finados.

O diretor da Divisão de Varrição e Coleta (Devac) da Emlur, Antonio Araújo, informa que os serviços são roço, varrição, capinação, coleta de resíduos e pintura de meio fio, no interior e entorno dos cemitérios. “Esses serviços são feitos periodicamente, principalmente em período de chuva intensa, quando a vegetação cresce rapidamente, mas recebe uma atenção redobrada em datas como Dia das Mães, dos Pais e Finados devido à visitação intensa dos familiares”, explica.

Os serviços de manutenção também estão sendo realizados nos cemitérios públicos Boa Sentença (Varadouro), Santa Catarina (Bairro dos Estados), Cristo Redentor (no bairro de mesmo nome), São Sebastião (Muçumago), Nossa Senhora da Penha (Penha) e São José (Cruz das Armas). Equipes de agentes também trabalham no Dia das Mães, no domingo (14) e posteriormente para dar conta dos excedentes de resíduos como velas e flores.

Araujo solicita a cooperação dos funcionários dos cemitérios e dos proprietários de túmulos no que se refere a manutenção da limpeza no Dia das Mães no sentido de utilizar os equipamentos de limpeza como lixeiras e papeleiras, além de ter atenção a limpeza de objetos ou locais que podem  servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Os funcionários que fazem a limpeza dos túmulos e os familiares devem ficar atentos porque existem diversos locais propensos a servir de criadouros para a proliferação dos mosquitos, a exemplo dos espaços para colocar flores”, alerta.

Túmulos – João Pessoa conta com seis cemitérios públicos e mais de 12 mil túmulos perpétuos além de aproximadamente 7,5 mil covas rotativas. O cemitério Senhor da Boa Sentença, localizado no bairro do Varadouro, é o maior deles, com quase 7 mil túmulos e mais de 300 covas rotativas.

Fonte: Portal João Pessoa

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros