Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 18 de maio de 2017

A importância do funeral

Qual a melhor forma de dizer adeus? O funeral é o espaço legítimo para a despedida de um ente querido, onde o choro e a dor são permitidos e contribuem para a concretização da perda. Durante o funeral podemos falar da pessoa que partiu, chorar e expressar a nossa dor. A presença de amigos e familiares que se oferecem para nos ouvir e acolher também ajudam a aliviar o sofrimento e aquecer a alma.


Durante a despedida a dor é experimentada de forma coletiva. Quem está participando da cerimônia pode ler um texto, acender uma vela, carregar o caixão. O funeral é um evento e faz parte do processo de luto e de cura. Os símbolos desse momento são pequenas expressões de amor: as flores, as velas, as orações. Tudo o que envolve a cerimônia de despedida tem sua importância. 

A morte é uma realidade que, na maioria das vezes, não estamos preparados para encarar. Talvez por isso algumas pessoas evitem entrar no local do velório. Mas, não é possível ignorar o fato de que o ente querido se foi. É importante explicar o acontecimento para as crianças e os familiares podem usar o funeral como um espaço para celebrar a vida de quem se foi recordando as boas lembranças.

O funeral exerce também um significado social e é um dos principais motivos pelos quais é realizado. No velório, os familiares e amigos se reúnem para mostrar o quanto aquela pessoa que partiu era importante. Mas, tão importante quanto demonstrar o sentimento pelo ente querido/amigo falecido é mostrar empatia por quem ficou e está passando pelo momento de luto. Portanto, o funeral faz parte do processo de entendimento da perda.

Fonte: Parque da Colina de Águas Mornas

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros