Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Lixo radioativo de Itu/SP começa a ser mandado para a China em 2014

Um dos grandes problemas ambientais de Itu (SP) está mais perto de ser resolvido: o lixo radioativo que foi armazenado na cidade de 1975 a 1981, em uma área no bairro do Botuxim, na zona rural, começará a ser despachado para a China no começo do ano que vem.


O transporte de mais de 16 mil toneladas de resíduos, que foram vendidos a uma fábrica chinesa, deveria ter sido iniciado neste mês, mas atrasou por causa de problemas burocráticos – o governo do país asiático ainda não emitiu a licença de importação do material.

Uma audiência pública realizada na quinta-feira (7) discutiu o assunto. Um dos participantes foi o ex-prefeito Lázaro Piunti, que administrava a cidade à época. “Foi descoberto anos depois que o lixo vinha sendo colocado clandestinamente desde 1975. Foi uma agressão à autonomia do município”, disse o ex-prefeito.

O lixo é um resíduo de um minério chamado monazita, que era usado por uma empresa que ficava no bairro de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, para a fabricação de ligas metálicas e cerâmicas, entre outros itens. Em Itu, o material está armazenado dentro de silos de concretos armado, com paredes de 20 centímetros de espessura.

Ambientalistas dizem que há risco de contaminação de um manancial que fica próximo, o que foi negado pelo supervisor de proteções radiológicas das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), Valter José Mortágua. “São feitas análises trimestrais há mais de 20 anos e nunca aconteceu nenhum tipo de contaminação da água”, diz.

O material será levado de caminhão ao Porto de Santos e embarcado em navios até a China, num processo que deve durar cerca de um ano. “Será levado em tambores metálicos, como manda a norma internacional de transporte de material radioativo”, diz o superintendente da INB, José Carlos Castro. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros