Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Google Street View tem lista macabra de cemitérios para visitar online

Para muita gente, cemitérios causam estranheza e horror. Salvo o dia em que se é necessário estar lá, eles não são visitados com certa frequência. Por outro lado, há quem sinta prazer ao passear pelos túmulos e mausoléus.
Existe até uma palavra para quem é fanático por isso: tanatomania. Também há quem goste da arquitetura do lugar, chamada de arte tumular, de conhecer o local onde foram enterrados os famosos ou mesmo apenas para matar a curiosidade.

Mesmo que você esteja no time de quem não curte o clima sepulcral, não há como negar que os cemitérios guardam um registro importante da nossa história. Sabendo disso, o Google tem mapeado os principais necrópoles do mundo. Confira uma lista de seis cemitérios onde é possível passear pelos jazigos através do Google Street View , os mapas em 360 graus do Google Maps.

Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro

Primeiro cemitério da América Latina mapeado pelo Google, o São João Batista é a única necrópole da Zona Sul do Rio de Janeiro. Inaugurado por Dom Pedro II em 1852, lá estão guardados uma parte importante da história do Brasil, como os corpos de 70 imortais da Academia Brasileira de Letras, entre eles Machado de Assis e os restos mortais de brasileiros que lutaram na Primeira Guerra Mundial e de expedicionários da FEB (Força Expedicionária Brasileira). 

No São João Batista também estão diversos artistas e personalidades brasileiras, como Santos Dumont, Carlos Drummond de Andrade, Cândido Portinari, Cecília Meireles e Clara Nunes.

Cemitério da Consolação, São Paulo

O Cemitério da Consolação foi um dos primeiros a serem implantados na cidade de São Paulo. Inaugurado em 1858, tem mais de 70 mil m² e é uma das referências em arte tumular no Brasil. 

O destaque fica por conta do mausoléu da família Matarazzo, considerado um dos maiores da América Latina. Lá também estão os restos mortais de personalidades brasileiras como os escritores Monteiro Lobato e Oswald de Andrade, o presidente Campos Sales, a artista Tarsila do Amaral e Antonio da Silva Prado, primeiro prefeito de São Paulo.

Cemitério de Araçá, São Paulo

Também localizado na Consolação, em São Paulo, o Cemitério do Araçá é um dos maiores da cidade, com uma área de mais de 220 mil m². Um dos destaque em arte tumular é o mausoléu da Policia Militar, dedicado aos policiais que morreram em combate. Entre as personalidades que lá estão enterradas estão Assis Chateaubriand, um dos responsáveis pela expansão da televisão no Brasil, o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, e a atriz Nair Bello.

Arlington National Cemetery, Estados Unidos

O Cemitério de Arlington, no estado da Virgínia, é um dos mais importantes dos Estados Unidos. Lá estão enterrados mais de 400 mil veteranos que morreram em combate, desde a revolução americana às batalhas atuais, como a Guerra do Iraque e Afeganistão. 

No cemitério de Arlignton também estão os restos mortais de personalidades americanas, como o presidente John F. Kennedy e a primeira dama Jacqueline Kennedy, o inventor George Westinghouse Jr e o balonista Tom Baldwin.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Hollywood Forever Cemetery, Estados Unidos

Um lugar para as celebridades descansarem em paz – ou pelo menos tentar. O Hollywood Forever Cemetery é localizado na badalada Santa Monica Boulevard, em Los Angeles, e atrai milhares de visitantes por ano, muito por conta de seus hóspedes que brilharam em vida.  

Entre os famosos de destaque estão George Harrinson, guitarrista dos Beatles; Johnny Ramone, da banda Ramones; e os atores Rodolfo Valentino, Tyrone Power e Mickey Rooney.

Cimitero Monumentale di Milano, Itália

Localizado no centro de Milão, o Cimitero Monumentale foi inaugurado em 1866 e tem uma área de 250 mil m². A arquitetura é um dos destaques por conta das esculturas projetadas por artistas como Giannino Castiglioni, Lucio Fontana e Giò Pomodoro. 

Lá estão enterrados diversas expoentes da indústria, como membros da família Natoli, e personalidades italianas, como Salvatore Quasimodo, vencedor do prêmio Nobel de Literatura; o poeta Alessandro Mazoni; e o astro da natação Emilio Polli.

Como são captadas as imagens?

Para fazer as imagens do Street View nas ruas o Google utiliza um carro. Em lugares onde não veículos não entram, como monumentos, museus e cemitérios, a empresa utiliza o Trekker. 

O Trekker é uma espécie de mochila hightech que conta com uma câmera em formato de esfera. Essa câmera conta com diversos sensores e cerca de 15 lentes que ficam responsáveis por capturar as imagens em 360 graus.

Fonte: G1

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros