Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Novo cemitério vai ter 5 mil jazigos públicos

Jundiaí vai ganhar um novo cemitério em breve. Com 30 mil jazigos particulares e outros cinco mil públicos, o Memorial Parque da Paz será instalado em uma área de 300 mil m² na Rodovia Tancredo Neves (Estrada Velha de São Paulo), bairro Castanho.
As obras devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre de 2015 e a previsão para conclusão é de dois anos. O prefeito Pedro Bigardi explica que é uma iniciativa privada e, como contrapartida, a Prefeitura solicitou os cinco mil jazigos públicos.

“Com isso, atendemos a demanda do município, já que hoje não há túmulos disponíveis para a compra. Há uma carência histórica nesta questão”, destaca.

Dos 300 mil m², 44 mil m² serão usados pela Prefeitura. Além disso, há uma área de cerca de 62 mil m², que não pode ser usada, pois trata-se de reserva ambiental.

O cemitério será no estilo ‘parque’, semelhante ao Parque dos Ipês, e contará também com área administrativa, estacionamento, capela, velório e área de necropsia. A superintendência adjunta do Serviço Funerário Municipal, por meio da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), vai definir os critérios para a distribuição desses jazigos. “A intenção é destinar parte deles à população de baixa renda. No entanto, ainda vamos definir essas diretrizes”, explica o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira.

O processo de discussão para que o cemitério se tornasse realidade correu por quase dois anos. Além das negociações com o proprietário do local, foram necessárias licenças, como a da Cetesb, para funcionamento, além de alvará e aval da Secretaria de Obras. “É um processo muito cuidadoso, que exige diversas aprovações legais”, diz Bigardi.

Além disso, está sendo elaborado um termo de concessão de direito de superfície, a ser assinado pelo proprietário e a Fumas. “Esse direito fica gravado na matrícula do imóvel. Realizamos um processo detalhado no departamento jurídico da Fumas para que tudo corresse da maneira correta”, explica o Prefeito.

Posteriormente, está prevista a doação da área do terreno usada pela Prefeitura.

Cenário atual

Hoje, segundo o superintendente adjunto do Serviço Funerário Municipal, Lázaro Aparecido da Silva Ribeiro, o Cemitério Nossa Senhora do Desterro conta com 11 mil túmulos, sem disponibilidade para a venda de novos.

No Montenegro há outros cinco mil jazigos e uma reserva técnica de 200 vagas. Porém, esses jazigos não podem ser comercializados e são usados em situações emergenciais.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros