Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

5 frases que você NUNCA deveria usar durante um funeral

Na nossa sociedade a morte ainda é um tabu e temos dificuldade em falar sobre o assunto. Por isso, é normal que, diante de um funeral, algumas pessoas fiquem sem saber como agir ou o que falar para um enlutado. Na tentativa de confortar quem está passando por esse momento de dor, algumas frases podem ter o efeito contrário e, na verdade, podem piorar a situação. Veja algumas delas:


1. “Como você está?” / “Tudo bem?”


Embora essas frases sejam habituais em nosso cotidiano, é óbvio que a pessoa que está de luto não está bem. A melhor maneira de expressar seus sentimentos é com uma frase tipo: “Eu sinto muito”, “Meus pêsames”, ou simplesmente com um abraço.

2. “Eu sei como você está se sentindo”


Por mais que todos nós, em algum momento da vida, tenhamos passado pelo processo do luto, cada pessoa reage essa situação de uma maneira diferente. O enlutado pode achar que você está menosprezando a dor dele.

3. “Ele(a) está em um lugar melhor” / “Deus sabe o que faz”


Mesmo que a pessoa que faleceu estivesse passando por um longo período de sofrimento, ninguém quer perder um ente querido. Por isso, por mais que essas frases sejam clichês, é melhor abandoná-las.


4. “O tempo cura tudo”


Não há dúvidas de que o tempo ajuda a amenizar a dor. Mas, ao dizer essa frase, pode parecer que o luto tem um “prazo de validade” e que o enlutado precisa se recuperar rapidamente da dor da perda.

5. “Você precisa ser forte”


Quem perde um ente querido está fragilizado e precisa vivenciar esse momento de dor pela perda. Essa frase pode prejudicar o processo do luto, o enlutado precisa vivenciar esse momento, caso contrário, pode ter complicações psíquicas futuras.

Certamente as pessoas dizem as frases citadas acima com as melhores intenções, no intuito de consolar o enlutado. No entanto, devemos ter muito cuidado com as palavras ao tentarmos “amenizar” a dor de uma perda. Se você ainda está em dúvidas sobre o que dizer em funeral, veja nossas dicas nesse post: 5 frases que você DEVERIA usar durante um funeral.

Fonte: Parque da Colina de Águas Mornas

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros