Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Por que se usa preto em velórios?

Não é à toa que a sua avó pergunta se morreu alguém quando vê você saindo de casa usando roupas pretas. É que a cor simboliza o luto, hoje meio em desuso, especialmente nas grandes cidades, mas que já foi uma tradição: viúvas chegavam a passar a vida toda usando um pretinho nada básico após a morte do marido. Mas de onde vem a idéia de usar preto para simbolizar a morte?


“O preto representando o luto vem do período da Idade Média, do período gótico, pela opressão que a Inquisição impunha”, conta a professora de moda Ida Helena Thön. Na época da Idade Média, a morte era vista como um castigo, algo obscuro, escuro e muito doloroso, em função das torturas impostas e das doenças do período.

Logo, nada como o preto para simbolizar tudo isso. “Os mil anos que duraram este período são conhecidos na História como os ‘mil anos de escuridão’”, lembra a professora.

O curioso é que em alguns países asiáticos, a cor do luto não é o preto, e sim, o branco. A cor representaria a palidez do doente e do falecido, além de ser a mesma dos ossos, um fator importante em uma região de tradição em cremar os mortos.

Fonte: Portal Terra

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros