Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

Sistema Campo Limpo destina mais de 17 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no país

O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes – estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto, entre janeiro e maio, 17.250 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos em todo o país. A quantidade representa um crescimento de 4% em relação ao mesmo período de 2012.
Os crescentes resultados demonstram que as responsabilidades compartilhadas entre os elos do Sistema Campo Limpo são conhecidas e já foram incorporadas à rotina da grande maioria dos envolvidos na logística reversa do material. De acordo com o levantamento do instituto, os estados que mais encaminharam para a destinação final foram: Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, que juntos correspondem a 70% do total retirado do campo no Brasil. O Rio Grande do Norte, Piauí e Rondônia obtiveram os maiores crescimentos percentuais no período analisado.

Apesar de o Mato Grosso ter sido estado que mais retirou embalagens do campo, 4.216 toneladas, questões logísticas dificultaram o envio para a destinação final, resultando em aumento de estoque temporário de embalagens vazias de defensivos agrícolas nas centrais mato-grossenses.

Segundo João Cesar Rando, diretor presidente do inpEV, a expressividade dos índices, bem como a forte integração dos elos da cadeia, colocam o sistema de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas como um exemplo de sucesso na gestão de resíduos sólidos. “Pioneiro, esse setor retirou do meio ambiente mais de 250 mil toneladas do material em pouco mais de dez anos de operação”, destaca Rando.

Fonte: inpEV

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros